Receba as atualizações por e-mail

Cadastre seu e-mail:

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A velha história, claro, mal interpretada, do único mediador...

Salve Maria!

Em diversos debates e conversas com protestantes, essa história do "único mediador entre nós e Deus", aliás muito mal interpretada, é sempre levantada.

Sei que todas estas acusações dos protestantes já foram exaustivamente refutadas, mas por que não explicitar? Esse é o objetivo deste pequeno post, também como maneira de, no dia do meu aniversário, fazer algo mais para defesa da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, Devoção esta que é o meio mais curto, rápido, eficaz e é o querido por Deus Nosso Senhor.




Ela que carregou em seu ventre virginal e materno, e o formou. O próprio Deus feito homem se nutriu e desenvolveu n'Ela, e através d'Ela. 
Ela que para nós católicos é a mediadora entre Jesus Cristo e nós é, segundo a Doutrina da Santa Igreja: O molde perfeitíssimo de Nosso Senhor, onde somos moldados n'Ela a Ele, seu Diviníssimo Filho. 

Os protestantes citam a passagem de I Timóteo 2,5: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo". E pretendem desmerecer e atacar, com base nesta passagem, a Devoção à Santíssima Virgem. 


A Introdução do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem de São Luis Maria Grignion de Montfort, no número um, diz que: "Foi por intermédio da Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por meio dela que ele deve reinar no mundo.

No número dois, prossegue:

"Toda a sua vida Maria permaneceu oculta; por isso o Espírito Santo e a Igreja a chamam Alma Mater - Mãe escondida e secreta. Tão profunda era a sua humildade, que, para ela, o atrativo mais poderoso, mais constante era esconder-se de si mesma e de toda criatura, para ser conhecida somente de Deus."

Mais adiante, no número dezesseis, São Luis Maria prossegue: 

"Deus Pais só deu ao mundo seu Unigênito por Maria. Suspiraram os patriarcas, e pedidos insistentes fizeram  os profetas e os santos da lei antiga, durante quatro milênios, mas só Maria o mereceu e alcançou graça diante de Deus, pela força de suas orações e pela sublimidade de suas virtudes. Porque o mundo era indigno, diz Santo Agostinho, de receber o Filho de Deus diretamente  das mãos do Pai, Ele o deu a Maria a fim de que o mundo o recebesse por meio dela. 
Em maria e por Maria é que o Filho de Deus se fez homem para nossa salvação."



Mais atrás, no número quinze, São Luis diz:

"Supostas as coisas como são, já que Deus quis começar e acabar suas maiores obras por meio da Santíssima Virgem, depois que a formou, é de crer que não mudará de conduta nos séculos dos séculos, pois é Deus, imutável em sua conduta e em seus sentimentos."

Postos os "Pingos nos i's" continuo. A Santíssima Virgem é a mediadora entre nós e seu Diviníssimo Filho. Foi através d'Ela que Deus quis realizar seu Plano Salvífico, e é através d'Ela que Ele quer que cheguemos a nossa salvação. A Verdadeira Devoção é pois, entregar-se a Nosso Senhor através d'Ela, e n'Ela ser moldado mais perfeitamente ao Diviníssimo Mestre. 

A passagem que os protestantes utilizam, deve ser entendida corretamente. Nosso Senhor Jesus Cristo é o único mediador entre nós e Deus, e é na Imitação perfeita d'Ele que chegaremos a nossa Salvação. Pergunto: E como é que chegamos a ser "imitações perfeitas de Cristo". É através da Devoção à Nossa Senhora. 
Pois nos entregando a Ele, através d'Ela, nos tornamos - pelo desprezo de si mesmo e dos próprios gostos e vontades - maleáveis como, em analogia, o ferro quente. E aos poucos somos moldados a Nosso Senhor através do molde perfeitíssimo da Santíssima Virgem.

Ela que carregou o próprio Deus em suas entranhas, que o formou e educou, enquanto homem é o molde perfeito de Nosso Senhor. Ela que é a nova arca da aliança. Sim, pois o que havia na antiga arca? O decálogo, e neste a presença real de Deus na terra. E então, o que havia, pois no ventre da Santíssima Virgem durante os nove meses da gestação? O próprio Deus feito homem. Ela que é a nova arca da aliança, o primeiro sacrário vivo, é o molde perfeito de Nosso Senhor.

São Luis, em seu Tratado diz no número 29:

"Por meio de Maria, Deus Pai quer que aumente sempre o número de seus filhos, até a consumação dos séculos."

E no seguinte número, continua:

"Assim como na geração natural e corporal há um pai e uma mãe, há, na geração sobrenatural um pai que é Deus e uma mãe, Maria Santíssima. Todos os verdadeiros filhos de Deus e os predestinados têm Deus por pai, e Maria por mãe; e quem não tem Maria por mãe, não tem Deus por pai. Por isso, os réprobos, os hereges, os cismáticos, etc., que odeiam ou olham com desprezo ou indiferença a Santíssima Virgem (ver aqui e aqui), não tem Deus por pai, ainda que disto se gloriem, pois não tem Maria por mãe. Se eles a tivessem por Mãe, haviam de amá-la e honrá-la. como um bom e verdadeiro filho ama e honra naturalmente sua mãe que lhe deu a vida."

Portanto todos estes cismáticos, réprobos, que não têm Maria por mãe também não têm Deus por pai, apenas se gloriam disto, e saem como cães gritando para os quatro mundos suas teses, todas refutadas, "baseadas" em uma "interpretação" livre e pessoal das Sagradas Escrituras. Para ilustrar:


Pois bem, convido todos a rezarem por nossos irmãos revoltosos, para que um dia, retornem a Perfeita Ortodoxia da Única e Verdadeira Igreja Fundada por Cristo Nosso Senhor, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 

"Católico apostólico romano, eu o fui durante toda a minha vida. Sou-o, hoje, com maior convicção, energia e entusiasmo do que nunca. E espero, pela graça de Deus e pela intercessão de Nossa Senhora, que o serei mais e mais até o último alento. Por isso tributo, do fundo de minha alma, ao Sumo Pontífice e à Santa Sé, toda a veneração, todo o afeto, toda a obediência que lhes devo segundo a doutrina e as leis da Igreja."

Plinio Corrêa de Oliveira

Gostaria de pedir a todos que divulgassem o blog S.C.D.V.O. que ainda está como que engatinhando, mas com a ajuda de Deus e Nossa Senhora se tornará realmente mais um na defesa da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 

Divulgue, comente, compartilhe. Nossa Senhora o ajude!

Voc. Allysson Vidal Vasconcelos
cruzinabalavel@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...