Receba as atualizações por e-mail

Cadastre seu e-mail:

sexta-feira, 15 de março de 2013

"Gestos do Papa causam espanto no Cerimonial Vaticano"

G1 - Desde que vestiu a roupa de Papa, há dois dias, Francisco vem indicando uma mudança radical de estilo. Na quinta, dispensou a limusine pontifícia ao deixar o território Vaticano para ir à basílica romana de Santa Maria Maior.

Quando foi eleito, no caminho de volta da Capela Sistina para a Casa Santa Marta, os cardeais que estavam no ônibus levaram um susto quando o Papa subiu os degraus do ônibus e sentou ao lado de Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, São Paulo.

Esses gestos de simplicidade estão causando espanto no cerimonial do Vaticano. O Papa Francisco insistiu em ir pessoalmente ao hotel onde estava hospedado para pagar as despesas e pegar a bagagem.

Ao cumprimentar os fiéis pela primeira vez, deixou de lado a mantilha vermelha. Quando o mestre de cerimônias pegou a pequena capa de veludo, ele teria dito: “Esta pode ficar para você. Eu prefiro a outra, branca”. Rejeitou também a cruz de ouro normalmente usada pelos pontífices.

Na sua primeira missa pública na Capela Sistina, vestiu-se como os cardeais, não usou o trono e mandou um recado direto e breve. Falou da importância da fé em Jesus Cristo para os membros da Igreja. “Senão nos tornamos apenas uma ONG piedosa”, disse o Papa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...